Textos
Grão Mestre Lai Kun Chieng
Uma Lenda Viva do Kung Fu

Foi com imensa satisfação que tomamos conhecimento de que o Grão-Mestre Lai Kun Chieng ainda se encontrava dando aulas na China. Um dos mestres de Kung Fu mais antigos do mundo, ele ainda está em atividade aos 96 anos de idade. Saiba um pouco mais sobre esse baluarte das artes marciais tradicionais.
(Lai Gan Qin e sua incrível destreza, aos 94 anos!)
Kung Fu e História
Grão-Mestre Lai Kun Chieng (também conhecido como Lai Gan Quin ou ainda como Lau Kam Tong) nasceu ainda no início do século XX. Este foi um período de grandes transformações na China. Depois de sucessivas invasões estrangeiras, a China perdeu a Manchúria e Formosa (ilha onde se situa a atual Taiwan) para o Japão. Essas derrotas, juntamente com as rebeliões que se seguiam depois da "Revolta dos Boxers", sustentada por mestres de Kung Fu e suas sociedades secretas, causaram a derrubada do império e a proclamação da República em 1912.

Lai Kun Chieng já tinha, então, nove anos de idade. Sua vida se cruza com a história da China e das artes marciais chinesas deste século. Aos 14 anos começa a treinar com o lendário Grão-Mestre Ku Yu Cheung.

Permaneceu treinando durante vários anos tendo como colegas artistas marciais do calibre de Yang Sheung Mo, que se tornaria herdeiro de Ku Yu Cheung e instrutor do Grão-Mestre Chan Kowk Wai. Com o Grão-Mestre Ku Yu Cheung, Lai Kun Chieng aprendeu o Shaolin do Norte e o Tai Chi Chuan.

Nesse meio tempo as pressões antijaponesas cresceram muito na China, gerando diversas rebeliões especialmente em Cantão, onde se localizava a academia do Grão-Mestre Ku Yu Cheung. Em 1931 as agressões japonesas se intensificam. A China caminha para a guerra aberta.
Guerra!
Após seu treinamento marcial, Grão-Mestre Lai Kun Chieng parte para Pequim tornando-se instrutor de artes marciais da Guarda Militar do governo, cargo necessário pela guerra que se avizinha. Em 1937 estoura a Guerra Sino-Japonesa e os artistas marciais chineses partem para a batalha, a qual irá durar longos oito anos. Muitas histórias são contadas sobre os feitos dos artistas marciais chineses durante a guerra, mas selecionamos uma em particular.

Os japoneses invadiram e conquistaram Fukien, no sudeste da China, reduto de artistas marciais (existe inclusive um Templo Sh
aolin naquela região). Um grupo de praticantes de Kung Fu, treinados pelo Grão-Mestre Lai Kun Chieng, se apresenta como voluntários. Os chineses são poucos contra os mais de 5.000 japoneses bem armados com tecnologia ocidental. À noite os chineses se apresentam próximos ao acampamento japonês com suas armas tradicionais (Kwan Tao, Facões, Facas Borboleta...). Em silêncio eles tiram toda a roupa e partem para o acampamento. No escuro absoluto de uma noite sem lua, os chineses começam a matar quem encontram pela frente que esteja com roupas. Primeiro eles tateiam: se tiver roupas, ele é um inimigo. Conta-se que em uma noite morreram milhares de soldados. Era a arte marcial exercendo sua finalidade original.
Grão Mestre Laina Soleira do Século XXI
Grão-Mestre Lai Kun Chieng prossegue sua missão de divulgar e ensinar as artes marciais chinesas como fazia a mais de 70 anos. Cercado por seus alunos e discípulos, Grão-Mestre Lai Kun Chieng continua sendo o mentor da sua associação, chamada "Northern Shaolin Boxing Union of Wushu Association", em Guangzhow. Em agosto de 1998 o Sifu Rubens Chavez, aluno do Sifu Horacio Di Renzo, representante de Grão-Mestre Chan Kowk Wai na Argentina, esteve na China e conseguiu encontrar o Grão-Mestre Lai Kun Chieng.

No vigor de seus 95 anos, Grão-Mestre Lai Kun Chieng ainda pratica todas as formas do Shaolin do Norte regularmente, bem como a técnica de Qigong do "Sino de Ouro", característica do Shaolin do Norte.

Os alunos do ramo argentino treinaram diversas formas e fizeram o intercâmbio de diversas técnicas, comprovando a similaridade de ambas as escolas. Lai Kun Chieng ficou muito impressionado e contente em ter notícias de Chan Kowk Wai. Ele já havia ouvido falar dele, mas nunca teve a oportunidade de encontrá-lo pessoalmente. Essa visita foi à primeira oportunidade que uma escola de Shaolin do Norte não chinesa teve de ir a Guangzhow para visitar essa escola. Eles foram muito bem recebidos por todos, especialmente pelo Mestre Zhou Yao Guan e Mestre Shao Jian. Ambos são responsáveis pelo ensino das técnicas tradicionais do Shaolin do Norte naquela região. Gozando de excelente saúde, Lai Kun Chieng brincou com Sifu Rubens, dizendo que ele não viveria muito sem fumar nem beber. Lai Kun Chieng fuma bastante e gosta de uma bebidinha…

A Lenda Viva do Estilo Shaolin do Norte
Por Sifu Rubén Chavez - Publicado no Cinturão Negro (Argentina)
Chegar a Guangzhou, capital da província de Guangdong (Cantão) Sul da China, para um praticante do estilo Shaolin do Norte, é como estar na Meca, embora o estilo venha da província de He-Nan, ao Norte da China, foi em Guangdong onde conquistou sua grande fama, desenvolvimento e difusão; e dali se propagou até Hong Kong e logo para o resto do mundo. No começo do último século, o lendário Grão-Mestre Ku Yu Cheung (Gu Ruzhang em Mandarin) fixou sua residência em Guangdong e começou a espalhar os conhecimentos do estilo ali, a fama sobre suas habilidades cresceu rapidamente, o que despertou a curiosidade em alguns mestres locais, já que era uma grande ousadia de um mestre do Norte da China e de um estilo do Norte ensinando no Sul da China.

O mestre Tam Sam do estilo Choy Li Fat, enviou diversas vezes alguns de seus melhores alunos para desafiar Ku Yu Cheung, que retornaram sem obter sua atribuição, isto enfureceu muito a Tam Sam, que decidiu enfrenta-lo pessoalmente, desse confronto da qual Ku Yu Cheung saiu vencedor, surgiu uma grande amizade entre ambos, ao ponto de realizarem um intercâmbio para que alguns alunos de ambos aprendessem os dois estilos.

Entre os muitos alunos que teve Ku Yu Cheung, apenas dois conquistaram grande fama mundial, Yan Shangwu e Lung Tzi Chuen, isto devido transcenderem as fronteiras da China através dos ensinamentos de seus alunos. Porém, o que não é de conhecimento público, é que na cidade de Guanzhou vive atualmente um dos únicos discípulos do Grão-Mestre Gu Ruzhang que ainda seguem com a vida.
Lai Gan Qing - Um Mestre da velha Escola
O Grão-Mestre Lai Ganqing nos recebeu em sua casa de Guangzhou, acompanhado por seus filhos Lai Chi e Lai Han Liang, dois dos mestres mais proeminentes da cidade, além de outros discípulos muito famosos. O Grão-Mestre Lai Ganqing me contou que começou seu treinamento em Shaolin do Norte aos 13 anos, porque era muito fraco e doente e que as práticas com Grão-Mestre Ku Yu Cheung eram muito duras e às vezes duravam todo o dia, além disso, presenciou muitas proezas realizadas por Ku Yu Cheung e me apontou muitos dados históricos, perguntei-lhe se havia presenciado a luta de Ku Yu Cheung com o cavalo e me disse que sim. Também me disse que gostaria de ter treinado por mais tempo com seu mestre, pois Ku Yu Cheung viajava constantemente entre o Norte e o Sul.