Textos
O Tai Chi como Terapia

A teoria e prática de exercícios para a saúde e de meditação são, na cultura chinesa, costumes muito antigos e, de fato, sua origem parece ser anterior ao início da própria escrita. Assim, as informações de como e por quem foram desenvolvidas devem ser consideradas lendárias. De acordo com uma antiga tradição, Huang Ti, o Imperador Amarelo, que assumiu o poder por volta de 2.700 a.C., praticava uma técnica de exercícios chamada Tao Yin com a finalidade de prolongar o seu tempo de vida.

A palavra Tao significa “guia” e Yin significa “comando”. Esses termos sugerem uma vaga idéia de como o exercício atua: os movimentos dos membros guiam a circulação sanguínea para que os tecidos do corpo sejam limpos e restaurados com maior eficácia. Os movimentos também comandam a entrada e saída de ar dos pulmões a fim de absorver mais oxigênio para nutrir e energizar o corpo eliminando suas toxinas com mais eficiência. Assim, o movimento é base de uma disciplina que guia e comanda os processos físicos involuntários, permitindo-lhes um funcionamento mais benéfico.

Certamente não é qualquer movimento que produzirá o efeito. Um fato notável da civilização chinesa é que o segredo de como conseguir isso foi descoberto e assimilado em tempos pré-históricos.

O essencial na prática do Tao Yin era o modo pelo qual os movimentos dos membros combinavam com a respiração. Na verdade é essa combinação que torna o exercício tão benéfico à saúde. Os exercícios de Huang Ti também eram conhecidos como T’u Na. A palavra T’u significa “expirar” e Na, “inspirar”. Conta-se que Huang Ti esteve certa vez nos montes K’ung Tung onde encontrou o sábio imortal Kuang Cheng- Tze. A fim de preservar a vida, esse mestre lhe disse que deveria ser cuidadoso em não estimular irrefletidamente suas paixões ou incitar suas emoções. Aconselhando-o ainda a se sentar em silencio e tornar sua mente mais pacifica. Acatando esse conselho e praticando seus exercícios, Huang Ti teve uma vida fascinante. Seu reinado como imperador se estendeu por quase um século.