Extras
Literatura

Título: Chi Kung da Camisa de Ferro
Ano: 1998
Autoria: Mantak Chia
Sinopse: Na época anterior à armas de fogo, o Chi Kung da Camisa de Ferro era uma das mais importantes artes marciais da China, usada para fortalecer o corpo e prepará-lo para o combate corpo a corpo. O método ensina como criar raízes na energia terrestre e, assim, direcionar a energia gravitacional e terapêutica da Terra para a estrutura óssea. O fortalecimento dos órgãos proporcionado pela Camisa de Ferro tem sido de grande interesse para os atletas e artistas em geral. Segundo os mestres taoístas, esses ensinamentos são a base de um trabalho espiritual superior. Enfim, neste livro, são explicadas todas as etapas do treinamento, com inúmeras ilustrações de autoria de Juan Li.


Título: Chi Kung Para a Saúde e a Vitalidade
Ano: 1997
Autoria: Wong Kiew Kit
Sinopse: Este guia claro e fácil de compreender, escrito por Wong Kiew Kit, grão-mestre reconhecido em todo o mundo, mostra como todos nós podemos nos beneficiar das técnicas do Chi Kung que cultivam a energia. Ele oferece um programa de exercícios agradáveis e úteis para que iniciantes e praticantes em geral possam melhorar seu bem-estar físico, mental e espiritual. O livro contém inúmeras ilustrações e inclui: Seqüências notáveis de exercícios dinâmicos; planejamento do seu programa de exercícios; técnicas para curar doenças e o Chi Kung para os esportes e as artes marciais.


Título: A Sabedoria Kung Fu
Ano: 1974
Autoria: Michael Minick
Sinopse: Este é o primeiro livro que realmente trata desta arte tão antiga: Kung Fu. Seu início, como uma simples escola de boxe, e sua subsequente evolução, através dos tempos, em uma arte tão intrincada.
Aqui reunidas encontram-se as verdades específicas dos grandes mestres (aproximadamente 500 máximas, muitas das quais são desconhecidas do mundo ocidental) que encerram a sabedoria que orienta a vida dos homens e mulheres Kung Fu.
Ao contrário do que se pensam, Kung Fu não é unicamente uma forma de defesa. Enquanto que a defesa pessoal é um aspecto importante da arte, Kung Fu abrange a medicina chinesa, a alquimia, a ciência da defesa corporal, a filosofia prática e erudita.


Título: DO-IN: Livro dos Primeiros Socorros
Ano: 1981
Autoria: Juracy Campos L. Cançado
Sinopse: O Livro dos Primeiros Socorros vem preencher uma lacuna, uma necessidade: trata-se de um manual essencialmente prático, fartamente ilustrado, com instruções que possibilitam ao leigo utilizar-se da acupuntura digital para o alívio imediato de dores e no tratamento de urgência de distúrbios diversos tais como ansiedade, asma, enxaqueca, resfriados, impotência e enfarte... Numa linguagem clara e direta, o livro apresenta os princípios básicos da medicina cosmopsicossomática chinesa ao lado de uma série de exercícios complementares utilizando a energia vital. Além disso, reservou-se às "Zonas de Reflexo" dos pés um capítulo onde um diagrama completo das áreas relacionadas aos órgãos do corpo vem acompanhado de instruções para proceder à sua estimulação.


Título: Manual do Herói
Ano: 2001
Autoria: Sonia Hirsch
Sinopse: Do melhor que já foi escrito, Manual do Herói é uma enciclopédia de conceitos sutís, de onde apreendemos sobre as substâncias pelo sabor, sobre o corpo na atitude do herói nosso de cada dia. Mais incrível que isso seja feito através de uma leitura saborosa, que reconhece os cinco sabores do leitor e que é em si uma obra de equilíbrio e harmonia entre informação, filosofia e literatura. Uma obra de ler, aprender, consultar e crescer.